SESI e SENAI: evolução tecnológica e saúde nas indústrias

O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) também marcaram presença na maior feira da indústria de madeira e móveis do Estado – a Mercomóveis. As entidades parceiras e atuantes para a evolução industrial e tecnológica e também focadas na saúde do trabalhador estiveram na feira apresentando um sistema para máquinas que pode ser aplicado em processos fabris da indústria madeireira e moveleira, além de uma balança multifuncional.

O professor do SENAI, Matheus Borges, realça que a revolução 4.0 integra todos os dispositivos e áreas do conhecimento, o que gera novas oportunidades para a indústria e, por consequência, aumenta a lucratividade e facilita processos. “A indústria moveleira, como muitas outras, possui capacidade de expansão pela implementação de tecnologias que podem coletar dados em tempo real e fazer a distinção por controle de qualidade por meio da sensorização para analisar as peças de produção. Isso permite um controle de coleta das informações e dos circuitos de forma integrada. Esses sistemas permitem ao empresário e gerente lidarem com novas soluções que se convertem em business intelligence, trazendo competitividade e prognóstico sobre produção para a tomada de decisões estratégicas”, explica Borges.

A balança multifuncional também chamou atenção dos visitantes que prestigiaram a Mercomóveis 2019. Mais de 220 pessoas utilizaram a balança, que serve como fator de prevenção para que as pessoas conheçam melhor seu corpo e possam investir no controle da obesidade e de doenças cardiovasculares, caso necessário. A analista de comercialização do SENAI, Dafne Cardoso de Aguiar, explica que a ação é uma forma de mostrar algumas das linhas de serviços oferecidas pela entidade na área da saúde, como nutrição, ginástica laboral e grupos de emagrecimento saudável. Com a balança é possível medir peso, altura, índice de gordura no corpo, pressão arterial e faz a relação conforme o indicado para cada estrutura física.

MERCOMÓVEIS 2019

Neste ano a feira alcança sua 11ª edição e tem horário de visitação das 13 às 20 horas até esta quinta-feira (22) no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. Em 8.500 metros quadrados de área expositiva, lojistas de todo o País conhecem os lançamentos em móveis para salas de estar e jantar, dormitórios, cozinhas, estantes, poltronas, móveis de escritório, linha decorativa, além de centenas de outros produtos em exibição. A feira é promovida pelo Simovale e conta com patrocínio de duas importantes empresas fornecedoras do setor (Acasel e Guararapes), além da Fiesc, com apoio da Prefeitura de Chapecó.